Coleções biológicas: como montar?

        Como professores de Ciências e Biologia sabemos que é tentador ver aquelas coleções de universidades com várias peças biológicas conservadas em formol. Muitas vezes trabalhamos em escolas que não possuem laboratório de Ciências e consequentemente não temos acesso a esse tipo de material.
        Como você já pode ter notado, nós do Ciência Itinerante trabalhamos com algumas peças nas nossas demonstrações e trouxemos uma boa notícia pra você professor, que quer conservar a sua própria coleção para trabalhar e dar um up em suas aulas: montar e conservar a sua coleção de peças não é nenhum bicho de sete cabeças e estamos aqui para lhe dar as dicas necessárias.

Primeiramente, o que são as coleções biológicas?

         As coleções biológicas são conjuntos de peças de seres vivos que podem estar completas ou em partes, podendo ser fósseis ou não. Posteriormente, elas são catalogadas para estudo. Num laboratório de pesquisa, essas coleções têm por função mostrar aos pesquisadores características anatômicas, ecológicas e até geográficas aos pesquisadores. Para nós, docentes da educação básica, essas coleções são peças valiosíssimas para exemplificação e ilustração dos grandes grupos que apresentamos aos alunos durante a exposição dos conteúdos teóricos.
         As coleções biológicas são divididas em três categorias, que por sua vez, são divididas em sub-categorias: as grandes categorias são as coleções zoológicas, botânicas e microbiológicas.

                                                                   Coleção zoológica

                                                                  Coleção botânica

                                                                Coleção microbiológica

         Hoje, falaremos em como montar coleções zoológicas em formol e álcool. Futuramente abordaremos outras formas de montagem de coleções biológicas.

Coleções em formol ou álcool
         São as formas mais comuns de se montar coleções biológicas. Geralmente, conserva-se em formol ou álcool, peças animais, pois as plantas, mesmo também podendo ser conservadas, são desgastadas mais rápido, perdendo a cor e a textura, tendo assim, outras formas ideais para conservação, como as exsicatas.
         As peças a ser conservadas podem ficar imersas em solução de formol ou de álcool. Para fins didáticos, o álcool é a melhor opção, por possuir cheiro mais brando e ser comercializado de forma mais prática. Em ambas as situações, o frasco deve ser grande e de boca larga, sendo depois de fechado, vedado com parafina para evitar a evaporação da solução. Caso seja necessária a abertura frequente dos frascos (em aulas práticas, por exemplo) não há a necessidade de vedação, no entanto, recomenda-se a complementação de solução de tempos em tempos.

Solução de formol: para uma solução de 40%, prepare uma solução de 0,4L de formol e 0,6L água;
Solução de álcool: utilizando ácool 96%, prepare a solução em 70%, adicionando 0,7L de álcool e completar com 0,26L de água.


          Lembrando que apenas profissionais especializados conseguem comprar formol com mais facilidade e geralmente em distribuidoras legalizadas, de acordo com uma determinação da ANVISA, de junho de 2009. No nosso caso, a opção pelo álcool é mais viável.

Fontes: http://www.feiradeciencias.com.br/sala26/26_PBE08.asp
             http://www.sibbr.gov.br/areas/?area=colecoes
             http://geobiociencia.blogspot.com/2014/06/conservacao-em-formol.html

Fontes das imagens: http://logosbios.blogspot.com/2013/04/colecoes-botanicas.html
                                 https://www.univates.br/mcn/colecoes/zoologicas
                                 http://www.sibbr.gov.br/areas/?area=colecoes
                                 http://www.libdeco.com/halloween/3078-reptiles-dans-des-bocaux-de-formol.html

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