Coleções biológicas: montando exsicatas

          Olá queridos colegas! Como estão?
    Essa é a nossa segunda parte do material sobre a montagem de coleções biológicas. Como foi dito anteriormente, as coleções biológicas podem ser dividas em coleções zoológicas, botânicas e microbiológicas e mostramos a vocês como montar uma coleção zoológica em formol/álcool.
    Hoje trouxemos para vocês a coleção queridinha do pessoal da Botânica: as exsicatas. Elas são amostras de coleções botânicas que ficam armazenadas em herbários e são utilizadas para estudos de grupos vegetais.

          O que é um herbário?
    Um herbário é um espaço onde é possível obter informações relacionadas a diversos grupos vegetais. Num herbário temos uma espécie de arquivo, no qual são armazenadas espécies vegetais nas chamadas exsicatas, para fins de estudo ou apenas de coleção. Em um herbário, as exsicatas podem ficar conservadas por muito tempo, desde que sejam respeitadas medidas de conservação com controle de temperatura e umidade, evitando ataques de insetos e proliferação de fungos. Geralmente, as universidades possuem grandes herbários administrados por um professor responsável juntamente com seus estagiários de Iniciação Científica e orientandos de graduação e pós-graduação. No entanto, você também pode montar sua pequena coleção e utilizar essa técnica para trabalhar diversos aspectos botânicos com seus alunos.


                                                   Amostra vegetal seca em exsicata
         
Como montar as exsicatas?
    As exsicatas são coleções botânicas nas quais os pesquisadores mantém partes do vegetal prensados e secos. É recomendável que a coleta seja feita em época reprodutiva, ou seja, quando a planta está com flores e frutos (no caso dos frutos, se for angiosperma, claro), pois facilita a identificação da espécie. Para montar sua exsicata você precisará de:

2 retalhos de madeira do mesmo tamanho com furos nos quatro cantos;
4 parafusos, 4 arruelas e 4 porcas borboleta;
papelão;
jornal;
amostras frescas das plantas coletadas;
ficha impressa com informações sobre a planta coletada;
linha e agulha ou cola branca.

Para montar:
    Utilizando a base da madeira de prensa, você vai colocar uma camada grossa de papelão e uma de jornal. Feito isso, espalhe o material do vegetal sobre essa montagem aproveitando melhor possível o espaço e organizando de forma que as partes da planta fiquem bem visíveis, pois depois de seco, será muito difícil realizar mudanças. É importante também evitar colocar numa mesma prensa partes da planta que tenha espessuras muito diferentes.
    Cubra com jornal repetindo o processo até que se atinja uma altura semelhante à da prensa, ou seja, a altura dos parafusos, deixando um espaço para poder rosquear. Feche a prensa e aperte os parafusos. Importante deixar a prensa bem nivelada.
    Guarde a prensa para secar num local que não tenha muita umidade e que seja seco e arejado. Geralmente demora-se três meses nessa etapa.
    Após secas, retire as partes secas do vegetal da prensa e fixe-as em papel sulfite branca ou cartolina. Para isso, você pode utilizar agulha e linha, fita adesiva ou cola branca. Geralmente os herbários utilizam agulha e linha, pois não danifica o material e conserva por mais tempo. No entanto, para fins didáticos, você pode utilizar a cola branca, pois é mais prático.
    Anexe uma ficha na exsicata com os dados da planta. é muito interessante também ter um arquivo extra em uma agenda/caderno ou até mesmo em meio virtual (pendrive/nuvem) fotografias da planta no local da coleta e ainda fresca.
    É importante evitar guardar as exsicatas em plásctico. Prefira envelopes de papel. Lembre-se: cuidado com fungos e insetos!

                                                              Exposição de exsicatas


                          Armário com exsicatas prontas e corretamente armazenadas

Fontes:
http://experimentoteca.com/biologia/como-fazer-exsicatas-para-um-herbario/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/herbario.htm
https://webdrm.cpqba.unicamp.br/cpma/herbario.php
https://paginas.uepa.br/herbario/index.php/pt/acervo/colecoes/exsicatas/
https://projetoherbario.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atividades práticas: detecção de amido nos alimentos