Atividades práticas: extraindo DNA de vegetais
Olá, tudo bem?
Depois da série de postagens sobre os tipos de coleções bilógicas e como montá-las, vamos trazer para vocês ideias de atividades práticas para serem trabalhadas com os alunos na sua escola. São atividades que podem ser realizadas em diferentes ambientes: laboratório de Ciências, quadra, pátio, sala de aula... Falta de espaço não é motivo para não realizar experimentos simples com os alunos e que deixarão as aulas mais dinâmicas e o conteúdo mais ilustrado. Vamos lá?!
Extração de DNA
Nossa primeira atividade é um experimento clássico de extração de DNA vegetal. Você o conhece? Já trabalhou ele com seus alunos? Se não, vamos aprender?
Para essa atividade você vai precisar de:
• Saco plástico comum transparente e resistente;
• Colher de
medida (colher de café);
• Bastão de
vidro ou palito de madeira (podendo ser subsitituido por bastão de acrílico para pirulitos, facilmente encontrado em casas de embalagens);
• Cloreto de
sódio (sal de cozinha);
• Detergente neutro e transparente;
• Béquer ou
copo de requeijão;
• Gaze para
filtrar;
• Tubo de
ensaio, que pode ser substituido por tubetes para colocar balas em festas de aniversário, facilmente encontrados em casas de produtos para festas/embalagens;
• Funil;
• Faca;
• Água;
• Pipeta
Pasteur, seringa ou conta-gotas;
• Proveta ou
outro frasco com graduação volumétrica;
• 2 ou 3
morangos (pode ser substituído por ½ banana, ½ tomate ou ½ cebola);
• Álcool
etílico absoluto ou álcool etílico doméstico (>90º G.L) (deve ser mantido
gelado até o momento da sua utilização).
Alguns itens utilizados
Primeiro passo:
Para começar, você deve preparar uma solução de lise de membranas. Essa solução é feita misturando-se 6 mL de detergente, 4g de NaCl (ou seja,
aproximadamente 4 colheres de café cheias de sal de cozinha) e água suficiente
para formar 60 mL de solução. Deixe reservado. Essa solução tem a importante função de realizar a quebras das membranas das células do vegetal escolhido.
Segundo passo:
1 Corte e macere os morangos com a solução de lise, no saco
plástico, até se obter uma suspensão liquefeita da polpa do fruto. Recomendo a utilização dos morangos por serem mais macios e proporcionar um resultado visual final mais satisfatório. Se não tiver os morangos, os melhores resultados são obtidos com a banana, a cebola e o tomate.
Este procedimento facilita a filtração. A maceração proporciona uma primeira
quebra das células e aumento da superfície de contato com a solução de “lise”,
cuja função é romper as membranas celulares e as membranas nucleares ainda
intactas, o que liberara as moléculas de DNA que estavam localizadas no interior
do núcleo. As moléculas de detergente desestruturam os lipídeos, principais
componentes das membranas, provocando sua ruptura, e o sal favorece a
aglomeração das moléculas de DNA.
Solução de lise com banana macerada
Terceiro passo:
Misturar a solução feita anteriormente por aproximadamente 3 minutos e filtrar nos tubos de ensaio utilizando o funil e as gazes. A solução deve ocupar aproximadamente a metade do tubo de ensaio.
Quarto passo:
Incline um pouco o tubo de ensaio e lentamente pingue pela parede dele o álcool gelado, utilizando pipeta, conta-gotas ou a seringa.
Finalização:
O DNA possui baixa solubilidade em álcool etílico e também sofre
um processo de desidratação, fazendo com que as moléculas fiquem mais
compactadas. Além disso, o DNA também apresenta baixa densidade em relação a
outros componentes celulares. Esses fatores fazem com que ele seja visualizado
como um sobrenadante na solução de álcool etílico, que tem o aspecto de uma
“nuvem”.
Esse experimento é muito legal para ser realizado nas aulas de citologia, quando trabalha-se com questões relacionadas às moléculas de DNA, estruturas celulares, diferenças entre eucariontes e procariontes etc. Ao final, você pode pedir um relatório de aula prática para os alunos, o que incentiva a pesquisa e valoriza o trabalho. Nós do Ciência Itinerante temos um modelo de relatório para essa aula e, se você tiver interesse, entre em contato conosco pelo link da nossa página no Facebook.
Fonte:
ROSSI-RODRIGUES,
Bianca Caroline. GALEMBECK, Eduardo. Biologia:
aulas práticas. 1ª edição. Eduardo Galembeck. Campinas, 2012.
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