Coleções biológicas: caixas entomológicas

Qual o fascinado por Zoologia que não curte aquelas lindas coleções entomológicas com diferentes espécies de insetos?! Convenhamos, existem coleções que são lindas de se ver.



As caixas entomológicas são caixas com diferentes espécies de insetos fixadas, que podem servir de auxílio no ensino-aprendizagem de Zoologia quando tratamos dos Artrópodes e mais especificamente dos insetos. Com a apresentação de um material desse, conseguimos ilustrar aos alunos as diferenças morfológicas externas mais evidentes dos diferentes grupos de artrópodes. Afinal, quem nunca ouviu a confusão aranha-inseto antes? Pois é, com uma visualização a nível macroscópico fica bem mais simples de exemplificar. O legal disso é que tanto o professor quanto os alunos podem montar a coleção entomológica e até expor no laboratório de Ciências da escola ou manter como coleção pessoal.
Vamos lá, a parte que interessa: como montar essas caixas entomológicas?

Antes de tudo, precisamos coletar os insetos. Esses insetos podem ser coletados por meio de armadilhas para insetos ou coletados diretamente das plantas. É muito importante realizar essa coleta respeitando o meio ambiente. Leve frascos com bocas largas e tampas para acomodar os animais;

Os processos de mortes mais comuns para essas montagens é através da asfixia - em recipientes fechados - ou reduzindo o seu metabolismo - através do congelamento ou da falta de alimentos e água -. É muito importante evitar que fungos entrem em contato com os insetos mortos para que eles não os decomponham. Borboletas devem ser secas com as asas abertas, fixando-as em material plano, com tiras de papel e alfinetes.


A acomodação dos insetos deve ser feita em caixas que possuem tampas de vidro e boa vedação, para evitar o contato de fungos e bactéria com a coleção. Dentro da caixa é interesssante deixar naftalina ou algum antimofo. O fundo da caixa deve conter uma folha de isopor na qual serão presos os insetos com um alfinete. Procure espetar o inseto sempre no tórax. Se o inseto estiver muito rígido/seco, você pode acondicioná-lo por um tempo em um recipiente de vidro com um chumaço de algodão úmido - a câmara úmida - e manter fechado até o inseto ficar hidratado e fácil de fixar  - geralmente por dois dias.




Etiquete os insetos com papel branco e resistente. Essas etiquetas podem ser pequenas e conter informações básicas da classificação desses animais, além da data e local de coleta.

Diferente das outras coleções biológicas, não é recomendado a retirada dos insetos de dentro da caixa para manuseio, pois depois de secos, eles ficam quebradiços.



Fontes:
http://bioftbiologia.blogspot.com/2010/11/como-fazer-uma-caixa-entomologica.html
http://www.webbee.org.br/didatico/pg05g.htm#g
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-montar-um-insetario.htm
http://www.retratodaiaia.com/2015/05/colecao-entomologica.html
https://www.embrapa.br/cerrados/colecao-entomologica
http://marcosfilgueira.wikidot.com/roteiro-para-confeccao-do-inseta-rio

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atividades práticas: detecção de amido nos alimentos

Coleções biológicas: montando exsicatas