Olá leitores! Como vão?

Nós daqui do blog vamos iniciar uma série de postagens sobre algumas semelhanças animais que confundem bastante a cabeça da galera! Você por acaso sabe quais são as diferenças entre um sapo, uma rã e uma perereca? E entre um crocodilo e um jacaré? Não?! Estamos aqui para te ajudar a compreender o que diferencia esses animais. Vamos lá?!

Postagem de hoje: sapo, rã ou perereca?

Esses simpáticos animais são pertencentes ao grupo dos anfíbios anuros, ou seja, anfíbios sem cauda, diferentemente das salamandras. São animais simpáticos, amados por uns, odiados por outros.
Por serem anfíbios, esses animais apresentam algumas características bem peculiares, como o desenvolvimento duplo, dado parte em água e parte em solo, além de terem uma pele fina e úmida. Mesmo possuindo hábitos terrestres na fase adulto, esses animais dependem da água para a reprodução.
Vamos às diferenças:

Rãs:
As rãs são anuros que possuem, em sua maioria, membranas interdigitais - como os patos - o que as tornam excelentes nadadoras, característica importantíssima devido aos ambientes em que ela vive, como lagoas e brejos, por exemplo. A cabeça das rãs possue um formato mais triangular. Suas pernas são grandes e grossas e possuem a pele lisa e constantemente úmida.
É uma fonte de proteína bastante apreciada por algumas pessoas.


Sapos:
Em sua maioria, possuem pernas e braços curtos, nos quais, as pernas são mais alongadas que os braços, o que favorece a movimentação por saltos. Sua pele é mais seca e rugosa que a pele dos outros anuros.
Diferente das rãs, os sapos possuem uma cabeça mais arredondada e glândulas de veneno para afugentar predadores - cuidado para não confundir isso com peçonha, que é uma estrutura presente em alguns animais para inocular veneno, como os escorpiões.
Geralmente seu hábitat é úmido, em meio as folhas secas. No entanto, já encontrou-se espécies vivendo em hábitat mais seco.
Não possuem membranas interdigitais.


Perereca:
Existem espécies que vivem em brejos, espécies arbóreas ou até em plantas epífetas, como as bromélias.
As pontas dos seus dedos possuem discos de aderência - como ventosas - que permitem que elas escalem os lugares mais inusitados.
Geralmente de porte menor, são excelentes saltadoras, pois as suas pernas são bem mais alongadas que os braços.


Atenção para a coloração de aviso!
Alguns anfíbios anuros possuem a famosa coloração de aviso. O que é isso?
A coloração de aviso é uma estratégia de defesa/ataque de alguns animais. Geralmente os animais ficam muito bonitos e vistosos o que, evolutivamente falando, os protege de ataques, pois geralmente são animais que possuem veneno ou gosto ruim. Então, se você encontrar uma perereca azul com bolinhas vermelhas, na dúvida, nada de tocá-la!

Rã arlequim, anfíbio venenoso. Note a coloração de aviso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atividades práticas: detecção de amido nos alimentos

Coleções biológicas: montando exsicatas