Montando o Projeto em sua escola

Caro colega professor...

Dedicamos esse espaço para compartilhar com você algumas dicas de como aplicar um projeto do tipo Ciência Itinerante na sua escola. Aqui traremos ideias de atividades e utilização de recursos para transformar o conteúdo dado em aula em um projeto de extensão para além da sala de aula.

Bom trabalho!


Para elaboração de um trabalho nos moldes do Ciência Itinerante, é preciso primeiramente adotar didáticas mais lúdicas e que busquem ilustrar e concretizar o conteúdo para o aluno. Como trabalhado nesse projeto, primeiramente o professor procura expor o assunto de forma introdutória e logo em seguida utilizar diferentes recursos para complementar de forma concreta o conteúdo dado. Entre esses recursos ele pode lançar mão de animais vivos ou fixados, peças e estruturas anatômicas reais/fixadas ou de outros materiais como acrílico ou biscuit, plantas em exsicatas ou recolhidas dos jardins da escola e outro número infinito de possibilidades.

"Mas Jaqueline, como que vou fazer meu aluno botar a mão na massa nesse tipo de projeto?"

Pois bem. Um projeto como o Ciência Itinerante busca o protagonismo do aluno. Não basta apenas o professor expor o conteúdo e o material e falar e falar e falar e agir apenas como se o aluno fosse mero receptor de informações. E o pior, achar que está arrasando porque está praticando novas metodologias em sala. Meus amigos, de nada adianta aplicar novas metodologias se essas metodologias não são metodologias-ativas. O importante acima de tudo é tirar o aluno da posição de mero receptor de informações e botá-lo para trabalhar, pra por a mão na massa. Buscando essa autonomia do aluno, o projeto atinge mais uma de suas premissas: A EXTENSÃO."Mas Jaque, o que você quer dizer com isso?". Bom, vamos lá!

Nós, como professores, sabemos o quão gratificante é um aluno sair com o conteúdo todo aprendido de sua aula. Sentimos que a missão está cumprida. Pois bem, e quanto melhor seria se esse aluno levasse adiante essa informação aprendida? É nesse aspecto que entram os projetos de extensão, como o Ciência Itinerante. Além de tirar o aluno da posição de mero receptor de informações  o professor o coloca pra repassar a informação, o aprendizado e o conhecimento à comunidade escolar. Nesse momento, as portas da escola são abertas para toda a comunidade, que visita o projeto como numa grande feira e os alunos assumem toda a responsabilidade, ensinando, compartilhando conhecimento e aprendendo. Sim, aprendendo, porque quando se ensina algo esse algo fica mais claro pra quem ensina, além de aprender outros valores, como amizade, companheirismo, respeito e responsabilidade. Olha só o que esse tipo de trabalho pode fazer com seus alunos e mudar a sua forma de expor o conteúdo e dar as suas aulas.

Por que Itinerante?

Agora, indo na etimologia do nome do projeto, "itinerante" significa algo que percorre um itinerário, uma viagem, entrando ai mais uma das premissas do projeto. Como? Vamos tratar primeiramente de conhecimento.

Nesse tipo de trabalho, o conhecimento de todos os envolvidos se torna itinerante, porque não fica fixo em um único ser. O conhecimento percorre caminhos de pessoa a pessoa e chega a pontos que vão bem além dos muros da escola.

Como agir de forma itinerante? 

Levar seu projeto para fora da escola! Exibir os trabalhos dos seus alunos em praças, parques, igrejas e demais lugares para compartilhar o aprendizado. O seu aluno percebe que ele é uma peça importantíssima desse quebra-cabeças de conhecimento. O seu aluno percebe que ele tem valor e reconhecimento e além disso ele percebe que consegue vencer barreiras para aprender a disciplina e ensinar pessoas.
Agora, quem sabe uma premissa um pouco mais ambiciosa do projeto: a interdisciplinaridade, mutltidiscplinaridade e transdiciplinaridade. Convidar seus colegas professores para trabalhar com diferentes disciplinas no projeto. Vocês podem pegar um grande tema central importantíssimo e trabalhar em um grande projeto, todos juntos, interrelacionando as disciplinas e mostrando que ninguém chega a lugar nenhum sozinho.
Eu poderia ficar aqui digitanto linhas e mais linhas falando das vantagens do projeto. Mas muitas vocês descobrirão ao longo dos trabalhos. Algumas, talvez eu nem tenha pensado ainda. Só não podemos nos esquecer do mais importante: nosso aluno é do século XXI e nós não podemos mais ter didática do século XX. ESSE ALUNO É A PEÇA CHAVE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO!

Que tal montar o Projeto com seus alunos?

Então vamos às dicas básicas, lembrando que você tem total liberdade para adaptar esse tipo de projeto ao seu trabalho.

1- Exposição inicial da temática e do assunto ao aluno: procure tratar essa fase como a fase introdutória do projeto. A exposição do assunto é importante para o aluno se familiarizar com a temática. Aí entram você e sua criatividade para passar o conteúdo;

2- Exposição de acervo de peças para o projeto: crie um acervo com as peças que serão trabalhadas e apresente esse acervo aos alunos. Você ilustrará o conteúdo abordado e instigará o aluno a trabalhar com o projeto. Essas peças podem ser variadas e não necessariamente deverão ser peças anatômicas fixadas. Se você tiver facilidade de conseguir esse tipo de material, ótimo! Se não, não há problema, pois você e seus alunos poderão criar peças de diferentes materiais disponíveis, como biscuit, materiais recicláveis, argila etc. 

3- Extensão do projeto: o ideal é separar a(s) turma(s) em grupos onde cada grupo trabalhará com uma temática. Esses grupos já terão estudado os assuntos abordados e já conhecerão todo o acervo que será trabalhado. Os alunos já estarão preparados para passar todo o conhecimento adiante. Monte a princípio uma feira dentro da própria escola. Depois que os alunos adquirirem experiência e autoconfiança, avance para outros ambientes e quando vocês menos perceberem já estarão visitando até outra unidades escolares.

Lembre-se comprometimento e responsabilidade são essenciais para que qualquer projeto avance!

Dicas importantes: 

Nas outras páginas do blog você acompanhará atualizações que poderão te ajudar em diferentes momentos da elaboração do seu projeto. Na página incial serão postadas fotos e dicas para nortear seu trabalho com um projeto de extensão. Na página "fotos", estão algumas fotos de apresentações do Ciência Itinerante em diferentes lugares. Em "para o aluno", estão disponíveis diversos links que podem ajudar seu aluno e você, professor, no aprendizado de Ciências, Biologia e áreas afins.


Desejo bom trabalho a todos!
Qualquer dúvida ou sugestão, me escrevam: jaquelinoliveira@hotmail.com
Abraços!

Jaqueline Oliveira


Aqui, algumas fotos como exemplo de feira apresentada aos moldes do projeto. Quando o aluno participa de forma ativa nas apresentações, o aprendizado fica bem rico e o prazer em transmitir conhecimento à comunidade escolher fica evidente. Os alunos sempre dão um show! Fotos de 2017.





           

Que tal uma salada?

Como proposto nas orientações, o professor pode trabalhar o Ciência Itinerante com diferentes materiais. Temos como exemplo uma aula de botânica, trabalhada pelo professor de Biologia Walas Cazassa, com o 1º ano do Ensino Médio, na qual, com a utilização de frutos diferentes, os alunos aprenderam e puderam apresentar à comunidade escolar as diferentes formas de frutos, diferenciando frutos de outros alimentos, como raízes e caules, além de esclarecer o que são legumes. Depois, com a utilização dos mesmos frutos estudados, foi feita uma salada de frutas, evitando assim o desperdício de alimentos.









 Vamos passear no  Mundo perdido dos dinossauros?

Voltando no tempo, usando e abusando da criatividade,  podemos criar  o mundo perdido dos dinossauros, permitindo uma viagem no tempo, Eu Jaqueline,  a  professora de Química Luciana Berto junto com nossos alunos do ensino médio, baseados em suas pesquisas, montamos o laboratórios para a recriação da molécula do DNA  que deu origem ao Jurassic Park.   Outro grupo de alunos recriou os sons da floresta, iluminações, criamos uma floreta na sala de aula, e nossos astros principais: os dinossauros. 















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